Ajude a definir o país do nosso futuro! Consulta pública interativa da “Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social” para o Brasil entre 2020 e 2031 – contribuições até 15/08/2018

Publicado por EducaClima em

 

 

GOVERNO CONVIDA SOCIEDADE A PENSAR O PAÍS DOS PRÓXIMOS 12 ANOS
Fica aberta até o dia 15/08/2018 a consulta pública sobre a “Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social” para o Brasil entre os anos 2020 e 2031. Pela página interativa da consulta é possível curtir ou rejeitar cada iniciativa, além de editar, excluir ou adicionar conteúdo.

 

OBJETIVO

A Estratégia foi concebida com o objetivo de orientar, articular e influenciar as discussões dos demais instrumentos do planejamento do desenvolvimento nacional equilibrado: planos nacionais, setoriais e regionais e plano plurianual (PPA). A Estratégia Nacional representa mais um passo na busca de melhor governança para as ações do Estado brasileiro.

Diferentemente do Plano Plurianual (PPA), da Lei Orçamentária Anual (LOA) e dos planos setoriais, a Estratégia Nacional apresentará as linhas mestras de condução do país, sem entrar em detalhes da execução. A proposta é que a Estratégia seja o grande balizador desses outros planos.

 

ELABORAÇÃO
O documento foi construído a partir da convergência de estudos e reflexões de longo prazo publicados por órgãos de pesquisa e planejamento da administração pública federal e de consulta aos ministérios do governo federal, reunindo visões diversas e setoriais deste esforço complexo que é propor um planejamento de longo prazo ao país. As contribuições da sociedade e de especialistas, coletadas na consulta pública, refinarão o documento.

 

EIXOS DA ESTRATÉGIA

A Estratégia Nacional está organizada em cinco eixos – econômico, institucional, de infraestrutura, ambiental e social – que contemplam, de forma agregada, os setores propulsores do desenvolvimento econômico e da inclusão social nos próximos 12 anos. Todos os eixos possuem indicadores que possibilitem mensurar as transformações.

 

DIRETRIZES E INDICADORES
A diretriz principal da Estratégia Nacional de Desenvolvimento é elevar a renda (PIB per capita) e a qualidade de vida da população brasileira (Índice de Desenvolvimento Humano, IDH) para os padrões verificados nos países desenvolvidos.

A meta é que nesse período o Brasil evolua do grupo de países com “alto” índice de IDH – em que se encontra atualmente – para o grupo de países com IDH considerado “muito alto”. Atualmente, o IDH do Brasil está em 0,754 e o objetivo é que possamos ultrapassar 0,80 até 2031.

Além do PIB per capita e do IDH, foram selecionados para Estratégia Nacional os seguintes indicadores:

– eixo econômico: variação real da produtividade; corrente de comércio exterior.

– eixo institucional: Índice de Competitividade Global; grau de facilidade de fazer negócios.

– eixo infraestrutura: participação percentual das obras de infraestrutura no PIB; Índice de Performance Logística; percentual de domicílios com condição satisfatória de bem-estar.

– eixo ambiental: intensidade de emissão de Gases de Efeito Estufa; participação de fontes de energia renovável na matriz energética.

– eixo social:
a) Educação: percentual de adolescentes com 16 anos que concluíram o ensino fundamental; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) .
b) Saúde: taxa de mortalidade na infância (menores de 5 anos); esperança de vida ao nascer.
c) Renda: percentual da população abaixo da linha de pobreza: R$ 170,00 – valor do Bolsa Família; e índice de GINI.
d) Segurança: taxa de homicídios por 100 mil habitantes.

 

 

PRÓXIMOS PASSOS
Após o final do processo de elaboração da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o governo entregará o documento nas mãos do próximo presidente da República, que será eleito em outubro deste ano.

 

MAIS INFORMAÇÕES
Página da consulta pública

Site da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Sumário executivo

Documento completo

Documentos orientadores da Estratégia

 

 

Fonte: “Governo convida sociedade a pensar o país dos próximos 12 anos”, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

 


 

MAIS CONTEÚDO!
Já conhece o EducaClima?

Somos o portal do Ministério do Meio Ambiente sobre educação e conscientização pública em mudança do clima, e divulgamos os conteúdos mais importantes sobre o tema: publicações, sites, gráficos, legislações, ações de educação, notícias, cursos e muito mais!

Empodere-se. Busque. Leia. Aprenda. Compartilhe o conhecimento!

 

Mais postagens do Blog EducaClima

Página inicial do EducaClima


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *