Publicado em 15 de março de 2020

Aniversário de 2 anos do EducaClima! Confira uma amostra do que o portal disponibiliza

 

O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas é celebrado no dia 16 de março, e foi nessa data, há 2 anos, que houve o lançamento oficial do EducaClima!

Hoje, o EducaClima é o maior portal brasileiro sobre mudança do clima, onde qualquer pessoa encontra facilmente explicações sobre o assunto, gráficos que mostram a situação nacional, os compromissos governamentais e seus respectivos documentos, legislações e acordos internacionais, bem como indicações de centenas de publicações, sites, cursos online e até aplicativos de celular sobre as mudanças climáticas, envolvendo as causas e consequências do aquecimento global.

Tema de máxima importância para a vida no planeta, a mudança do clima afeta tudo ao nosso redor: a temperatura da Terra influencia fortemente a produção de alimentos, a quantidade de chuvas e secas, o nível do mar, os riscos em áreas urbanas, o aumento de pragas e doenças, a extinção de espécies de animais, a produção de energias de fontes renováveis, o aumento ou a diminuição de áreas de florestas… Em resumo, é o clima que possibilita a existência da vida.

Por isso, o EducaClima nasceu com o propósito de promover a educação e a consciência pública sobre a mudança do clima, permitindo que o cidadão brasileiro tenha acesso facilitado aos documentos e sites que tratam do tema. Somos divulgadores, somos incentivadores, ao mesmo passo em que somos todos aprendizes. Constantemente surgem novos relatórios, novas informações, novas fontes, é o avanço que enriquece o debate, fortalecendo o cumprimento das políticas públicas.

Valorizamos toda forma de conhecimento. Respeitamos igualmente os dados de governo e os dados de instituições não-governamentais: ambos têm espaço em nosso portal.

Celebramos, torcendo para que a belíssima luz do conhecimento nunca se apague!

A seguir, uma amostra do que o EducaClima disponibiliza. E sempre que precisar, caso tenha perguntas ou sugestões, estamos disponíveis através do Fale Conosco ou e-mail educaclima@mma.gov.br.

 

Na página explicativa do EducaClima damos respostas a essa e a outras perguntas:

– O que causa a mudança do clima?

– Quais as consequências do aquecimento global? É possível freá-lo?

– O que é o efeito estufa?

– Qual a relação entre o desmatamento de florestas e a mudança do clima?

– Os gases de efeito estufa são considerados poluição, ou os gases poluentes seriam outra coisa?

– Quais são os principais gases de efeito estufa? Eles causam mal à saúde?

 

A página também disponibiliza um Glossário com os principais termos relacionados com as mudanças climáticas: adaptação, emissões, fontes, gases de efeito estufa, mitigação, sumidouro, entre outros.

 

 

Dicas de comportamentos individuais pra você fazer em sua casa e no seu dia-a-dia: consumo responsável, reciclagem, compostagem…

Temos também dicas gerais que podem ser aplicadas em casa, no trabalho, na cidade, e na maneira como lidamos com nossas florestas e áreas rurais / agrícolas.

Na página também abordamos maneiras de proteger a Camada de Ozônio, bem como a importância e os benefícios da utilização de biocombustíveis como o etanol e a bioeletricidade.

Clique aqui para ir à página.
 

 

– Você sabia que o Brasil se comprometeu com metas de redução de emissões de gases de efeito estufa para os anos de 2020, 2025 e 2030?
– Sabia que temos metas para os setores de desmatamento, energia, agricultura, indústria e transportes?
Uma das metas é o desmatamento ilegal zero!
– Também nos comprometemos a manter a participação de fontes renováveis em 45% até 2030, sendo que as fontes renováveis novas, como eólica e solar, devem corresponder a pelo menos 28% até 2030.
– Temos muitos compromissos para nos adaptarmos às mudanças climáticas, envolvendo agricultura, biodiversidade e ecossistemas, povos e populações vulneráveis, recursos hídricos, saúde e zona costeira.

Clique aqui para ir à página.

 

Nessa seção são apresentados os últimos dados das emissões brasileiras de gases de efeito estufa, comparados com nossas metas para 2020, 2025 e 2030; além do acompanhamento das ações de mitigação realizadas por diversos ministérios; recursos externos recebidos para financiar projetos de mudança do clima no Brasil; e dados de reduções de emissões dos setores florestal (Amazônia e Cerrado) e agrícola.

Clique aqui para ir à página.

 

Emissões e metas brasileiras de emissões de gases de efeito estufa (GEE)

 

Acordos internacionais
Os principais acordos dos quais o Brasil participa: Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, com seu Protocolo de Quioto e Acordo de Paris; e também a Agenda 2030 ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); e declarações como O Futuro que Queremos, da Rio+20, e a Declaração do Milênio, da ONU.

Legislação Federal
Um apanhado de 130 normas legais que vai dos dias atuais até o ano de 1962, quando uma lei dispunha sobre a política nacional de energia nuclear; passando pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; lei de criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama (1989); políticas de recursos hídricos e de energia e petróleo (ambas de 1997); educação ambiental (2002); saneamento básico (2007); até finalmente a Política Nacional sobre Mudança do Clima (2009), sua regulamentação (2010 e 2018) e governança (2007 e 2019).

Legislação estadual e distrital
Estado de São Paulo abrindo caminho em 1998 com seu Plano de Gerenciamento Costeiro e em 2009 sua Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), tendo 16 das 49 legislações estaduais que apresentamos. Outros estados representados são Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Legislação municipal
Leis dos municípios de Belo Horizonte (MG), Extrema (MG), Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

 

Entenda a situação das mudanças climáticas no Brasil de maneira fácil e indo direto ao ponto!

Temos um pouquinho de panorama global, nossas metas, como estão nossas emissões de gases de efeito estufa, desmatamento da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica e quanto ainda temos de remanescente florestal em cada um dos 6 biomas brasileiros, muitos dados do setor de energia, e também agricultura, desertificação, adaptação à mudança do clima, e proteção da Camada de Ozônio.

 

 

Relatórios Bienais de Atualização (BURs), que acompanham as políticas de mudança do clima, Estimativas Anuais de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Essa é a trinca dos principais documentos governamentais sobre a área.

Também disponibilizamos os links para cerca de 200 publicações governamentais e 150 publicações de organizações não governamentais, de diversos temas: adaptação à mudança do clima; água; agricultura; créditos de carbono; desmatamento; educação; emissões de gases de efeito estufa; energia; financiamento; indústria; notícias e mídia; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; ozônio; resíduos sólidos e reciclagem; transportes.

> ver a lista completa das Publicações Governamentais

 

> ver a lista completa das Publicações da Sociedade Civil

 

E como bônus temos a Biblioteca EducaClima, página lançada no fim de 2019, que oferece acesso rápido aos documentos mais importantes para o Brasil na temática da mudança do clima.

 

“A Natureza está falando”; Rede Clima; adaptação e vulnerabilidade; Minuto da Terra e muito mais! Nossa seção de vídeos é muito incrível! 😉

Clique aqui para ir à página.

 

Indicamos cerca de 70 sites de governo e 80 da sociedade civil, com informação bem interessante sobre os diversos temas que envolvem a mudança do clima.

 

> ver a lista completa de Sites Governamentais

 

> ver a lista completa de Sites da Sociedade Civil

 

10 aplicativos úteis sobre mudança do clima! Clique aqui para ir à página.

 

Curso introdutório sobre Mudança Climática; cursos sobre cenários de economia de baixo carbono; eficiência energética em edificações; energia solar; alimentação e nutrição; e muito mais!

E para você que fala inglês, também temos opções de cursos da Convenção de Clima da ONU (UNFCCC) e da Universidade de Harvard: aviação internacional; cidades e mudança do clima; crianças e mudança do clima; gênero e meio ambiente; saúde humana e mudança do clima; geologia e placas tectônicas; energia dentro de restrições ambientais; entre outros.

Clique aqui para ir à página.

 

Também temos uma lista de Ações de Capacitação realizadas por órgãos de governo ou outras instituições.

 

Listamos 15 organismos internacionais, 75 instituições governamentais e 95 instituições da sociedade civil que abordam a temática da mudança do clima e assuntos a ela relacionados.

Clique aqui para ir à página.

 

Toda a governança da mudança do clima em um único lugar: links e regulamentação para 10 organismos internacionais dos quais o Brasil participa e 40 fóruns de discussão nacionais.

Clique aqui para ir à página.

 

Tudo tem um início, e o ponto de partida das políticas de mudança do clima são as negociações internacionais, as convenções da Organização das Nações Unidas (ONU) para a área de mudança do clima (UNFCCC) e proteção da Camada de Ozônio (Convenção de Viena). Ali são discutidas medidas a serem tomadas, acordos são firmados, compromissos apresentados.

No EducaClima você encontra o caminho até as reuniões já realizadas (COPs) e áreas temáticas da UNFCCC.

Clique aqui para ir à página.

 


Seção que traz informação resumida sobre temas importantes para a área de mudança do clima. Lançada em nossa primeira grande reformulação visual do portal, em outubro de 2019, hoje conta com 4 postagens:

Qual a relação entre Proteção da Camada de Ozônio, Gases de Efeito Estufa e Aquecimento Global?

Dados de 2018 sobre reduções de emissões de gases de efeito estufa da Agricultura

Dados de 2018 sobre reduções de emissões de gases de efeito estufa da Amazônia e do Cerrado

Panorama das emissões de gases de efeito estufa e ações de mitigação no Brasil (2018)

 

 


Espaço onde divulgamos oportunidades, editais, chamadas públicas, concursos de fotos ou vídeos…

Clique aqui para ir à página.

 

Categorias: Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique informado sobre atualizações do EducaClima, recomendações, editais e chamadas públicas, cursos disponíveis e novas postagens do nosso blog!

Veja os boletins que já enviamos
Arquivo de Newsletters

Lista de outras instituições
Lista de Newsletters
Scroll Up