Negociação Internacional

O Brasil foi o primeiro país a assinar a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, da sigla em inglês), criada em 1992 juntamente de suas “irmãs”, a Convenção sobre Diversidade Biológica e a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. Todas são fruto da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro e ficou conhecida como Rio 92 ou Eco 92.

A negociação internacional de mudança do clima está dividida em diversas áreas: mitigação, adaptação, financiamento, meios de implementação, entre outras. Cada reunião global de discussão e tomada de decisão é denominada “Conferência das Partes” (COP), que reúne todos os signatários da UNFCCC mais entidades convidadas e sociedade civil. As COPs de mudança do clima geralmente ocorrem em novembro ou dezembro, cada ano em um país diferente.

Aqui listamos todas as COPs já realizadas, páginas das principais áreas de negociação e também as contribuições enviadas formalmente à Convenção, contendo o posicionamento do país nas negociações: esses documentos são chamados de “submissões à UNFCCC”, e não necessariamente estarão refletidos nas decisões finais do assunto a que remetem.

Se souber de novos documentos ou encontrar algum erro em nosso site, pedimos a gentiliza de nos informar pelo e-mail educaclima@mma.gov.br. Trabalhamos para entregar um portal sempre atualizado e útil à sociedade brasileira!

 

 

Conferências das Partes (COPs) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC)

 


 


Proteção da Camada de Ozônio

 

 

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique informado sobre atualizações do EducaClima, recomendações, editais e chamadas públicas, cursos disponíveis e novas postagens do nosso blog!

Veja os boletins que já enviamos
Arquivo de Newsletters

Lista de outras instituições
Lista de Newsletters
Scroll Up